terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Amiga, Tristeza (Pedro Drumond)



Amiga, Tristeza
(Pedro Drumond)

Meu coração volta com olhos cabisbaixos
Redimindo-se e já assumindo ser o próprio culpado
De ter feito muito infeliz a sua querida amiga, chamada Tristeza
Abandonou-lhe, dando friamente às costas para a coitada, pobrezinha!
Deixou-lhe tão carente e sozinha à mercê de uma inefasta certeza

Hoje volto na mesma estrada
Vislumbrando os rastros do meu covarde abandono
Amiga, Tristeza, após longo tempo de espera, me abre as portas de sua casa:

- Ora essa, o que temos por aqui?
- Posso entrar?
- Claro, quanta honra! Sente-se. Aceita uma xícara de chá?
- Grato! Tenho muito o que te contar a respeito dos nossos desencontros.

E depois de relatar todas as minhas lágrimas, queixas e desabafos
Amiga, Tristeza, me olha demoradamente
Como quem quisesse me mostrar as respostas quais não encontro
Como se estivessem todas lá, escancaradas, bem na minha frente
Esbanja ela um sorriso meio sonso, como quem finge modéstia em querer abafar a verdade
Dá uma profunda tragada no seu cigarro e só então me pergunta:

- Não foste tu mesmo quem, como um cego, saiu em disparate por aí afora
em busca dessa tal fulaninha... hã... como é mesmo aquele nome irascível dela... Felicidade?
Sim, pois bem, onde ela está nesse momento?
Diga-me, pois não a vejo ao seu lado por agora, e isso para mim (risos)
é um grande lamento, sinceridade!

- Oh, amiga, Tristeza - replico - sei que estás coberta de razão,
mas tudo o que eu lhe peço é um pouco só de compreensão...

- Sim, - redarga a anfitriã - sou a única que não te abandona
Não me confunda, querido, o meu nome é mesmo Tristeza
Entretanto não esperes que eu venha dar com as mãos na sua cabeça
Feliz tu nunca serás capaz de ser
Enquanto que nada do que eu diga vieres aprender
Luz nunca serás capaz de encontrar
Enquanto que pelas minhas sombras taciturnas
Não fores tu capaz de naufragar

Indignado pela verdade dolorida, perdi noção do tempo e espaço
A partir dali dei corpo à insanidade ressentida
E comecei a destruir tudo o que via pela frente
Aquele ali era o retrato verídico do meu verdadeiro fracasso

Amiga, Tristeza, por sua vez, não movera um só músculo
Assistia meu amplo desespero
Como quem chora de tanto sorrir ao término duma piada

Enfurecido disse-lhe que pelo menos ser feliz tentei
E que isso possuía um inexplicável valor
Mesmo assim a descarada ainda me disse
Que nada além de lágrimas foi o que ganhei
Motivo esse que me fez procurá-la, visto que só ela me dá amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário