sábado, 6 de setembro de 2014

Uma Trágica Cicatriz (Pedro Drumond)






Uma Trágica Cicatriz
(Pedro Drumond)

Existe grito maior que um socorro em silêncio?
Só eu sei o que é acordar e deitar-se comigo.
Só eu posso desconhecer o peso e a leveza
De tudo mais que me acarreta.

E ainda que saibamos ter conquistado
Afetos inquebrantáveis, amizades divinas,
Amores perdidos, sonhos queridos,
Sempre nos sentiremos e seremos anônimos,
Quando imersos na batalha pessoal da existência
Que arma cuidadosamente o seu campo de extermínio
Para depois dizer-se livre de afrontas,
Enquanto observa o desalinho de seus peões
Nesta hora, seus desconhecidos...

Ser humano não é uma luta pela sobrevivência,
É uma luta pelo o nosso nascimento interior
Que não se angaria a princípio na essência,
O que nos faz parecer um desejo sem fervor.

Sinto a grandeza do universo,
Sinto a fragrância da realeza em mim,
Só que quando caminho me parece que tudo
De repente se rompe, se consome, se quebra!
Sinto-me comportando cacos de vidro no estômago
Um saco de restos, um saco de contos,
Preso a um coração que aos poucos, timidamente,
Se congela e me paralisa.

O dia então que eu souber quem sou eu
Ou eu me mato ou eu deixo de me amar.
Sem querer escolher entre um ou outro
Prefiro ser a interrogação que jamais se qualifica.
Aos outros dispenso qualquer salvação ou justificativa,
Pois as contas que tenho para com a vida
Ela mesma, sozinha, há de pagar
Eu não terei nada haver com isso...

Sou eu quem se deita, quem se levanta comigo,
Sou eu quem nasci e quem morrerá comigo,
Sou eu quem edifico a minha consciência,
Sou eu quem demulo as minhas penitências,
Sou eu e apenas eu, quem mais precisarei de mim!
Sou eu, portanto o único a quem mais devo saber amar.

Então que ninguém, ninguém, se interponha
No meu direito estar aqui, pois quis a vida o meu ser
(Não sei dizer que loucura lhe deu, mas assim ela quis)
Meu ser, portanto, nela há de vigorar
Até o ponto de tornar-se mais impagável
Que uma trágica cicatriz. Tendo sua satisfação
Plenamente por quitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário